A Qimarox investe em crescimento e sustentabilidade

A Qimarox aumentou de forma considerável o espaço da sua sede em Harderwijk. Graças a uma renovação interna, o fabricante de componentes de manuseamento de materiais duplicou o número de postos de trabalho. Ao mesmo tempo, a sustentabilidade das instalações foi melhorada, por exemplo, através da instalação de sistemas de iluminação com maior eficiência energética. De acordo com o Gestor de Operações Jaco Hooijer, a expansão tinha realmente de avançar. “Continuamos a crescer. A procura pelos nossos produtos está a aumentar em todo o mundo”.

Qimarox office renovation
Foto: Fotostudio Merjenburgh - Stad in bedrijf

Os integradores de sistemas de todo o mundo estão a encomendar à Qimarox sistemas de transporte vertical e outras máquinas de manuseamento de materiais. Estas máquinas são integradas em sistemas de embalamento final, armazenamento e sistemas de recolha de encomendas em empresas de diferentes setores. Nos últimos anos, a Qimarox tem vindo a aumentar o seu portefólio de produtos, com embaladores de película e embaladores por estiramento, por exemplo, a procura pelos equipamentos de Harderwijk continua a aumentar. Consequentemente, o número de funcionários também está a aumentar.

“Gostaríamos de ter podido admitir ainda mais pessoal, mas até há pouco tempo não tínhamos espaço para esses postos de trabalho. Com esta ampliação, o número de postos de trabalho na nossa sede duplicou”, refere Jaco Hooijer, Gestor de Operações da Qimarox.

Ampliação do salão de exposição
Não foi apenas o número dos postos de trabalho que aumentou, o salão de exposições também cresceu, de 97 para 138 metros quadrados. “Todos os nossos produtos estão expostos no nosso salão de exposição. Neste espaço, podemos demonstrar diretamente aos nossos clientes a forma como estes funcionam. Cada vez mais clientes de todo o mundo viajam até Harderwijk, apenas devido ao nosso salão de exposição. Além disso, realizamos aqui sessões de formação e informação que permitem aos nossos clientes a fazerem, eles mesmos, a instalação e integração dos nossos produtos nas suas instalações. Devido à expansão do nosso portefólio de produtos, também fomos obrigados a aumentar o espaço do nosso salão de exposição”, explica Hooijer.

O salão de exposição encontra-se no piso térreo, ao lado do amplo restaurante da empresa e dos vestiários para os funcionários da produção. No piso superior, no primeiro andar encontra-se o escritório, que foi ampliado para um espaço com 660 metros quadrados. “Foi possível fazer a renovação devido à utilização do pavilhão que se encontra ao lado da nossa sede. Este pavilhão de 935 m2 funciona como armazém onde guardamos todos os nossos componentes. Utilizámos algum do espaço que ficou disponível na nossa propriedade para ampliar o escritório e o salão de exposição”, explica Hooijer.

Iluminação com eficiência energética
A Qimarox aproveitou a renovação para tornar as suas instalações mais sustentáveis. Foi instalada iluminação LED na zona dos escritórios, salão de exposição, restaurante da empresa e vestiários. Não só apresenta um consumo de energia significativamente menor, como também oferece uma iluminação mais agradável e de melhor qualidade. Os sensores de presença garantem que as luzes permanecem acesas apenas quando detetam a existência de pessoas no local.

Para a zona de produção escolhemos iluminação por indução, de última geração, que apresenta uma poupança energética semelhante à dos LED. A vantagem adicional deste tipo de iluminação por indução é a longa vida útil das lâmpadas e menor efeito de encadeamento quando se olha diretamente para a luz. Isto oferece uma maior segurança na zona de produção.

Preparados para continuar a crescer
Enquanto ampliava e remodelava as suas instalações em Harderwijk, a Qimarox também avaliou os seus métodos de trabalho. A Qimarox implementou a abordagem “Simples” tanto na zona de produção como nos escritórios. Esta medida deve originar processos mais eficientes e mais rápidos que estão continuamente a ser melhorados, reduzindo o desperdício de tempo, recursos e materiais. “Isto contribuirá também para uma redução dos custos e para a sustentabilidade da nossa organização”, referiu Hooijer.

“Graças a esta recente expansão, agora a Qimarox está agora preparada para o futuro”, reforçou Hooijer. “Nos últimos cinco anos, as vendas aumentaram de forma acentuada. Podemos responder a uma parte deste crescimento com a automação, que nos permite trabalhar de forma mais rápida e inteligente. Contudo, a nossa equipa cresceu 50% em comparação aos últimos quatro anos. Atualmente, com a criação dos novos postos de trabalho, temos todas as condições de que precisamos para continuar a crescer nos próximos anos”.

Qimarox highlights